fbpx Skip to main content

Essa semana tivemos o prazer de receber a aprovação da proposta de nosso Urbanista Leo Rait em um dos maiores eventos de tecnologia da contemporaneidade, porém, o processo passa agora por uma etapa de votação Pública. Voce pode votar em nossa proposta em  https://panelpicker.sxsw.com/vote/82336

Mas nesse artigo, vamos contar um pouco sobre os bastidores do Processo e do Grande Segredo que nenhuma das grandes empresas de tecnologia está percebendo, e que é a parte central de nossa discussão no evento.

Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia

 

Quando decidimos iniciar profissionalmente com a DRVO, a nossa proposta era de praticar uma arquitetura de alta eficiência, a fim de criar espaços de alta performance para que as atividades exercidas nestes atinjam seu máximo potencial. Essa conceito vem na nossa filosofia de Arquitetura na Contemporaneidade, que é pautado em ações que acreditamos serem as mais apropriadas ao avanço da sociedade.

Baseado nisso, entendemos que o papel da arquitetura vai além da produção de desenhos técnicos para a construção, e hoje tem o papel de organizar as movimentações da sociedade como um todo, e é esse entendimento que motiva toda nossa produção de conteúdo aqui no site. Acreditamos que a educação e o diálogo e a principal ferramenta pela qual a Arquitetura pode exercer o seu mais alto desempenho, e tentamos sempre estar nos grandes fóruns sobre o assunto.

E após todo esse trabalho contínuo, hoje estamos frente a oportunidade de levar nosso conhecimento ao maior evento de Tecnologia e Inovação contemporâneo, o SXSW 2019, onde vamos falar de igual pra igual com os maiores responsáveis pelo avanço da sociedade.

O Que é o SXSW?

 

SXSW é de South By SouthWest, ou no português em tradução livre “O Sul pelo Sudoeste”, e o evento tem esse nome pois ele acontece em Austin, no Texas, e inicialmente era um festival de música, que por convergir cada vez mais jovens talentos, passou a se transformar e hoje é o maior evento onde se discutem as tecnologias atuais e seus desdobramentos na sociedade.

 

Cenário atual da Tecnologia na Transformação Urbana.

 

Recentemente, o processo de fabricação passou por diversas transformações devido ao alto nível de tecnologia que hoje pode ser aplicado a todas as etapas da uma linha de produção, gerando o que foi chamado de Indústria 4.0. Esse avanço tecnológico tornou comum os mais específicos sensores, que em paralelo começam a migrar para novas aplicações, muitas delas sendo o monitoramento das atividades urbanas, se desdobrando no conceito de Smart Cities, Cidades Inteligentes. Ambos estes conceitos são baseados numa abundância de dados observados para que os processos possam ser otimizados, e no meio urbano, criou um ambiente ideal para o surgimento de empresas de tecnologias que desejam realizar essas melhorias.

É nesse cenário que a palestra de nosso Urbanista se situa. Nesse ambiente, essas empresas de tecnologia tem um alto poder de transformação nas dinâmicas urbanas, e não estão necessariamente alinhadas aos parâmetros de qualidade urbana comprovados em pesquisas científicas. Ainda, dentro do hype gerado por essas marcas, não se vê uma efetiva discussão a respeito deste viés mais técnico acerca das qualidades urbanas, e seu painel é muito importante por tentar introduzir justamente estas questões.

Uber, Tesla, Airbnb, WeWork, todas estas empresas têm um enorme potencial de transformação urbana e que parece ser a melhor saída dos moldes atuais os quais antes pareciam intocáveis, mas neste momento é necessário ter essa discussão para garantir que todo o potencial destas seja utilizado da melhor maneira possível, resultando em cidades muito melhores para se viver.

Precisamos da sua Ajuda!

 

Esses são os pontos pelos quais acreditamos que essa discussão é vital ao desenvolvimento de nossa sociedade, e é por isso que queremos levar essa conversa la na fonte da inovação, mas para isso, precisamos de sua ajuda. Nossa proposta foi aprovada em primeira instância, mas agora há uma etapa de votação pública. Você pode votar nesse link https://panelpicker.sxsw.com/vote/82336, é necessário fazer um cadastro com seu email, mas o processo é super simples e você estará ajudando demais a levar a pesquisa brasileira adiante.

Ainda, fique ligado e assine nossa lista para receber sempre os melhores artigos e conteúdo exclusivo direto em seu email.

    Leave a Reply