fbpx Skip to main content

Painel de Madeira Geométrico com Douramento!

Faça Você Mesmo!

Você pode acessar esse e todos os outros projetos do nosso canal aqui ó!

Receba os Projetos Agora!

* Campo Obrigatório

Instruções

Faz um teeeempo que estávamos procurando um projeto pra aplicar esse estilo de painel de madeira. Inclusive aqui você pode ver a nossa pasta com as referencias que a gente foi guardando no Pinterest.
A Técnica aplicada nesses painéis de madeira não tem um nome exato, mas ela é um trabalho que se assemelha muito a marchetaria. Os padrões geométricos da madeira, que são uma mistura de Chevron e de Escama de peixe, se assemelham aos padrões étnicos de Kilim.

Lista de Materiais:

– 4 Barras de pontalete de pinus aparelhado, 55cm de comprimento e seção 5cmx5cm

– Cola PVA Branca

– Corante liquido (Bisnaga)

– Lixa para madeira grãos 80 e 120

Preparo e Corte

A Etapa mais importante desse projeto é o corte da madeira. Trabalhar com peças anguladas exige organização para não confundir os sentidos e acabar perdendo material. Por isso no projeto completo que enviamos há uma pagina com o desenho da peça e guias de corte que podem ser impressos em escala real (em uma folha A1) para que você não se perca!

Como mostramos no vídeo, é importante riscar todas as medidas na madeira para garantir a exatidão dos cortes, e vale lembrar que deixamos uma área inutilizada nas pontas da peça como margem de segurança, pois amadeira é um material natural e é comum as pontas de uma ripa virem estragas e fora de esquadro!

Pintura e Colagem

Como estamos tingindo a madeira com pigmentos a base d’agua, a pintura deve ser feita antes da colagem, pois com a peça terminada a madeira tende a puxar a agua, o que pode manchar a sua peça. Na hora de colorir vale o que vier a sua cabeça, quanto mais criativo melhor, mas aqui nos optamos por utilizar as cores do DRVO, deixando o espaço de um pequeno detalhe para o Douramento.
Colar peças em anglo é complicado, pois elas tendem a deslizar com a pressão, mas o segredo aqui é enrolar a lateral da peça com fita adesiva, isso ira server para segurar as peças juntas quando for junta-las com um grampo.

Acompanhe esse e mais projetos lá no @drvo.arq

Finalização

Hora de dar acabamento, aqui é possivel corrigir eventuais desencontros na colagem e lixar as imperfeições. Foi nesse momento que aplicamos o douramento na peça, que mostramos no video e que pretentemos explicar direitinho o processo mais pra frente.
Por fim é só finalizar a peça com uma camada de verniz incolor pra ressaltar as cores, ou até mesmo uma camada de resina epóxi cai bem e voilá, está pronto esse painel de madeira geometrico lindão que pode virar uma bela mesa, uma porta, revestimento, ou o que você quiser!

Leave a Reply