fbpx Skip to main content

Faça você essa Luminária de Madeira Industrial!

Faça Você Mesmo a sua!

Você pode acessar esse e todos os outros projetos do nosso canal aqui ó!

Receba os Projetos Agora!

* Campo Obrigatório

Lista de Materiais da Luminária de Madeira:

– 4 ripas de cedro de 2x9cm com 2 metros de cumprimento.

– 6 parafusos nipple

– 8 parafusos de rosca com cabeça francesa

– 4 lampadas tubulares de LED de 60cm

– 4 folhas de vidro jateado conforme template

Instruções

O Projeto dessa Luminária de Madeira Industrial veio de algo que eu sei que vocês também já passaram. A insatisfação com todas as luminárias disponíveis e a frustração de saber que nada pronto no mercado atende a necessidade do ambiente.

O Resultado foi essa peça com uma cara industrial que fornece uma excelente iluminação central para ambientes, e o mais incrível de tudo é que foi super barato!

Preparo da Madeira

O começo do projeto da luminária de madeira industrial segue como todo bom projeto em madeira, com o preparo das superfícies através da abrasão. Isso significa cortar todas as tábuas conforme medida e caprichar na lixa! Aqui nos começamos com uma lixa para madeira grão 60, entao partindo para uma grão 160, 220 e 500 para finalizar!

Formato

Para fazer a unidade principal da Luminária de Madeira o processo sera de Colagem. A Madeira é um material que tem uma excelente aderência com através da cola pva branca. Aqui, nós preferimos colar duas seções transversais da madeira para dar o formato da caixa, deixando aparente o grão transversão da madeira, ao invés de utilizar o encaixe de meia esquadria que esconde esse grão.

Para a colagem ideal vale a pena limpar a superfície com um pouco de água rás ou thinner para garantir que nenhuma partícula atrapalhe a aderência. Após espalhar a cola e unir as partes, é necessário aplicar pressão a junção através de grampos e sargentos, lembrando de proteger sempre a parte externa da peça para não prejudicar o acabamento!

Junção e acabamento

Para unir os elementos foram utilizados parafusos nipple, que são parafusos de rosca vazados no meio, permitindo que os fios de cobre do circuito elétrico atravessem as peças ainda escondidos. É ideal que as porcas destes parafusos fiquem beeem apertados, pois a tendencia é que o peso exercido sobre estes leve a peça a envergar com o tempo.

Para dar o acabamento na madeira, e aplicado um selador stain acetinado com boneca, um processo que explicamos a fundo nesse outro video aqui!

Fixação

É necessário realizar um furo de mesmo diâmetro dos parafusos de rosca em cada extremidade das unidades, tomando cuidado para que estes estejam alinhados. Os vidros devem se apoiar sobre a cabeça francesa dos parafusos, sendo mantidos sob pressão com uma porca. O parafuso por sua vez deve ter um encaixe justo a furação na madeira, levando em conta a aplicação de silicone acético.

Leave a Reply