fbpx Skip to main content

Equipe da DRVO Arquitetura entrega obra de Restauro da Catedral de Piracicaba, focada nos Bens Integrados

No dia 13 de Março de 2020, a equipe dirigida pelo escritório DRVO Arquitetura, empresa de construção com especialização em Restauro de Patrimônio edificado de Piracicaba, entrega obra de restauro dos Bens Integrados da Catedral De Piracicaba.

Encomendado por monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, o restauro dos bens integrados foi parte do conjunto de reforma e restauro da catedral iniciado em 2019

Por Bens integrados compreende-se os elementos artísticos e ornamentais que fazem parte da concepção da obra arquitetônica, podendo estar ou não integrados à estrutura da edificação. Esses elementos correspondem às partes de caráter artístico (pictórico ou escultórico) ou ornamental que são agregadas ao monumento.

No caso da Catedral Sé de Piracicaba, os elementos integrados contemplados no restauro se dividiram em duas categorias de manufatura: Colunas – Base e Fuste: identificadas como uma técnica mista muito próxima do estuque marmorizado, buscando a imitação da textura do material pétreo. Capitéis, Arcos e demais elementos decorativos: executados em estuque tradicional, com baixo e alto relevo e acabamento em pátina. Essa técnica consiste no processo de modelagem de ornamentos executados manualmente e no local, usando uma massa com plasticidade suficiente, em tempo determinado, para quem o estucador possa executar seu trabalho.

Como um trabalho de Restauro, foi respeitado o projeto desenvolvido e aprovado pelo CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) que conta com os critérios técnicos de Mínima intervenção, Distinguibilidade e Reversibilidade dos procedimentos aplicados. Mais detalhes sobre a execução do projeto estão disponiveis na pagina de projetos.

Além da Obra

A Realização desta intervenção foi apoiada no projeto realizado pelo próprio escritório entre os anos de 2018 e 2019, que buscou investigar o histórico construtivo dos elementos abordados com diversas análises laboratoriais a fim de traçar um plano com a mínima intervenção no patrimônio.

A Etapa de obras que se iniciou em setembro de 2019 e durou sete meses despertou a curiosidade do publico da paroquia, que pode acompanhar o processo de perto. Durante esta etapa foram realizadas 6 palestras abertas ao publico na iniciativa que a DRVO Arquitetura chama de “Canteiro Escola” onde tanto pessoas dá área da construção civil como publico em geral podem acompanhar uma apresentação detalhada sobre as etapas da intervenção realizadas, com uma amostra pratica do exercício destas, criando assim um maior vinculo do publico com o patrimônio edificado.