Como fazer um painel de madeira ripado
Painel de madeira ripado descomplicado!
Se inscrevendo ao lado, você recebera no seu email um link para acesso desse e todos os nossos outros projetos!
Instruções
Como qualquer ambiente fica muito mais legal com um painel ripado, ao longo do projeto vamos apenas descrever o funcionamento do sistema, e o tamanho das peças deverá ser calculado de acordo com a área que você quer colocar seu painel ripado, mas fique tranquilo pois é muito facil!


A Madeira
O Ponto mais delicado nesse projeto é a compra da madeira. Aqui, nós trabalhamos com caibros de peroba rosa que ja vieram aparelhados e esquadrejados da madeireira na medida de 50x50mm, o que garante que a peça vai estar perfeitamente quadrada na maior parte.
Porem aqui há um segredo, ha maioria das madeiras vem com um teor de umidade muito alto, e quando a madeira perde essa agua através do processo de secagem natural, tende a empenar e deixar de ser reta. Para garantir o perfeito acabamento do painel, é ideal que deixe a madeira secando na sombra em um local ventilado por pelo menos 14 dias, o que irá garantir que ela seque de maneira homogenea sem empenar.
Corte
O Painel consiste de duas peças: As peças individuais que dão formato ao painel ripado, e os Caibros de Fixação que vao parafusados diretamente a alvenaria para receber o painel.
Conforme o projeto, os caibros serão cortados em dois lados para ficarem no formato descrito, e receberam um corte no lado oposto para facilitar o encaixe as peças adjacentes. Todos estes cortes podem ser feitos com serra ciruclar, de bancada, ou com uma boa tupia.
O caibro de fixação por sua vez devera ser cortado apenas para atingir o cumprimento necessário.

Montagem e Acabamento.
Para a montagem do painel, os caibros de fixação devem ser parafusados a parede a cinquenta centimetros dos limites superior e inferiro do painel, com parafusos e buchas compativeis com o peso total da estrutural de maneira que haja um recesso para a cabeça dos parafusos.
As peças individuais por sua vez devem ser pinadas ao caibro nos dois pontos de contato. Deve-se prever a ordem de operações para não prejudicar o acabamentos das extremidades.