fbpx Skip to main content

Como fazer um painel de madeira ripado

Painel de madeira ripado descomplicado!

Se inscrevendo ao lado, você recebera no seu email um link para acesso desse e todos os nossos outros projetos!

Receba os Projetos Agora!

* Campo Obrigatório

Instruções

Como qualquer ambiente fica muito mais legal com um painel ripado, ao longo do projeto vamos apenas descrever o funcionamento do sistema, e o tamanho das peças deverá ser calculado de acordo com a área que você quer colocar seu painel ripado, mas fique tranquilo pois é muito facil!

A Madeira

O Ponto mais delicado nesse projeto é a compra da madeira. Aqui, nós trabalhamos com caibros de peroba rosa que ja vieram aparelhados e esquadrejados da madeireira na medida de 50x50mm, o que garante que a peça vai estar perfeitamente quadrada na maior parte.

Porem aqui há um segredo, ha maioria das madeiras vem com um teor de umidade muito alto, e quando a madeira perde essa agua através do processo de secagem natural, tende a empenar e deixar de ser reta. Para garantir o perfeito acabamento do painel, é ideal que deixe a madeira secando na sombra em um local ventilado por pelo menos 14 dias, o que irá garantir que ela seque de maneira homogenea sem empenar.

Corte

O Painel consiste de duas peças: As peças individuais que dão formato ao painel ripado, e os Caibros de Fixação que vao parafusados diretamente a alvenaria para receber o painel.

Conforme o projeto, os caibros serão cortados em dois lados para ficarem no formato descrito, e receberam um corte no lado oposto para facilitar o encaixe as peças adjacentes. Todos estes cortes podem ser feitos com serra ciruclar, de bancada, ou com uma boa tupia.

O caibro de fixação por sua vez devera ser cortado apenas para atingir o cumprimento necessário.

Acompanhe esse e mais projetos lá no @drvo.arq

Montagem e Acabamento.

Para a montagem do painel, os caibros de fixação devem ser parafusados a parede a cinquenta centimetros dos limites superior e inferiro do painel, com parafusos e buchas compativeis com o peso total da estrutural de maneira que haja um recesso para a cabeça dos parafusos.

As peças individuais por sua vez devem ser pinadas ao caibro nos dois pontos de contato. Deve-se prever a ordem de operações para não prejudicar o acabamentos das extremidades.

Leave a Reply