[ficha técnica]

Restauro de Bens Integrados da Catedral Sé de Piracicaba

[Local]

Piracicaba – SP

[Data do projeto]

03/2020

[Equipe]

DRVO Arquitetura

Oficina da Memória

[Área]

4.620m²

[Fotos]

Leo Rait

Restauro da Catedral Sé de Piracicaba

Por Bens integrados compreende-se os elementos artísticos e ornamentais que fazem parte da concepção da obra arquitetônica, podendo estar ou não integrados à estrutura da edificação. Esses elementos correspondem às partes de caráter artístico (pictórico ou escultórico) ou ornamental que são agregadas ao monumento.

No caso da Catedral Sé de Piracicaba, os elementos integrados contemplados no restauro se dividiram em duas categorias de manufatura: Colunas – Base e Fuste: identificadas como uma técnica mista muito próxima do estuque marmorizado, buscando a imitação da textura do material pétreo. Capitéis, Arcos e demais elementos decorativos: executados em estuque tradicional, com baixo e alto relevo e acabamento em pátina. Essa técnica consiste no processo de modelagem de ornamentos executados manualmente e no local, usando uma massa com plasticidade suficiente, em tempo determinado, para quem o estucador possa executar seu trabalho.

Camilo Boito, importante arquiteto, restaurador e crítico italiano do século XIX, alerta que o processo de restauro deve respeitar a materialidade existente do bem e que, quando inevitável, deve ser ancorado em princípios fundamentais que contemplem a distinguibilidade das intervenções e seu caráter de reversibilidade. Para isso, os procedimentos que foram adotados seguem a relação:

Manutenção da materialidade histórica:
As intervenções foram feitas com vista aos serviços de manutenção e recuperação do bem em questão. Respeitando e preservando as condições da materialidade histórica.

Compatibilidade de técnicas e materiais empregados:
Os materiais e técnicas construtivas adotados na intervenção possuem características e comportamentos semelhantes aos materiais originais.

Reversibilidade dos materiais empregados:
Além da compatibilidade dos materiais, as intervenções contemplam o caráter reversível.

Mínima Intervenção:
Toda intervenção foi concebida com absoluto respeito aos valores estéticos e históricos do bem, garantindo sua integridade física e seu aspecto documental.

Distinguibilidade das intervenções:
As intervenções contemplam a marca do seu tempo.

Finalizados pouco antes da pandemia do COVID-19, o restauro buscou maior contato com a comunidade, através da realização do projeto “Canteiro-escola”, onde os profissionais envolvidos demonstraram os processos e técnicas originais das diferentes manufaturas, bem como a metodologia adotada durante as execuções.

Exemplo Antes e Depois

Etapas do restauro das Colunas

Galeria de Imagens